A habilitação do modo avião no celular é frequentemente solicitada pela tripulação da aeronave durante voos. Quem viaja de avião pela primeira vez, ou mesmo passageiros frequentes, podem se perguntar o porquê da solicitação, já que as companhias aéreas não costumam explicar o real motivo para que essa recomendação seja dada durante as viagens. Sem uma explicação adequada, alguns passageiros podem associar o uso do celular fora do modo avião a riscos de queda da aeronave, por exemplo.
O Modo Avião é uma função presente em smartphones e outros dispositivos móveis, como notebooks e tablets, que bloqueia todas as conexões do aparelho de forma automática. Uma vez ativado o recurso, o celular fica sem acesso à rede móvel e ao Wi-Fi, bem como a conexões como Bluetooth, NFC, transmissões de rádio, GPS e qualquer outro tipo de ligação externa.
Na prática, o celular não só para de receber conexões, mas ainda interrompe a busca por antenas de operadoras de telefonia durante o voo. Como consequência, os smartphones costumam economizar bateria durante viagens e períodos nos quais está em modo avião. O recurso, porém, não interrompe funções básicas dos dispositivos, como uso de aplicativos, acesso à câmera e mais.
Os passageiros que, mesmo ao receberem os avisos para que desliguem ou coloquem os celulares em Modo Avião, optarem por utilizar o smartphone durante as viagens podem acabar afetando o contato dos aviões com o controle de tráfego aéreo. Há relatos de pilotos que ouviram interferências dos celulares no momento do pouso da aeronave, quando os celulares costumam se reconectar às torres de redes móveis. Essas interferências podem causar falhas na comunicação e, com isso, comprometer a segurança das viagens.