Amir Calil

COLUNAS

AMIR CALIL

Pessoas falsas são como produtos piratas. Te atraem pela facilidade, mas logo te decepcionam pela qualidade.

Feira do Livro

08 JUN 2013

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: getimagesize(): php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known

Filename: colunas/artigo.php

Line Number: 12

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: getimagesize(http://www.diariofm.com.br/repositorio/uploads/artigo/amir-calil/337/fd9803e78c3d3e07390d5400d76e85d0.jpg): failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known

Filename: colunas/artigo.php

Line Number: 12

Feira do Livro

No dia 13 de junho, às 18h30, Francisca Paris, diretora pedagógica do Agora Sistema de Ensino, da Editora Saraiva, será mediadora da conferência com o pedagogo especialista em literatura infantil e mestre em educação Roberto Carlos Ramos, que acontece na sala principal do Theatro Pedro II, durante a 13ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

Francisca Paris conduzirá a sessão pós-conferência, mediando perguntas e respostas entre o palestrante e os participantes presentes. Também escritora, Francisca afirma que “ouvir a história de Roberto Carlos Ramos e conhecer sua caminhada são fundamentais para que educadores e sociedade em geral recriem projetos de esperança”.

Roberto entrou na Febem aos 6 anos de idade, de onde fugiu pela primeira vez aos 7 anos. As fugas se repetiram por mais 132 vezes. Ainda na instituição, o encontro com a pedagoga francesa Margherit Duvas mudou o rumo de sua história. Sensibilizada com a realidade vivida por Roberto, a pedagoga convidou-o para morar na França. Lá ele aprendeu a ler e a escrever e conquistou a todos com suas histórias. Aos 19 anos, retornou ao Brasil, estudou pedagogia na Universidade Federal de Minas Gerais e decidiu lecionar na Febem. A bem-sucedida história do menino “irrecuperável” virou enredo do filme O contador de histórias (Warner Bros. Pictures), 2009, dirigido pelo cineasta Luiz Villaça e produzido pela atriz Denise Fraga.

“Saber da possibilidade de recuperação dos jovens e da forma como intervir para que essa recuperação se efetive é o ponto central para reflexão daqueles que trabalham com a infância e a juventude brasileira”, avalia Francisca.

A 13ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto acontece de 6 a 16 de junho e reúne mais de 60 escritores nacionais, além de contar com diversas atividades, entre mesas de debates, oficinas, palestras, conferências, shows e apresentações culturais. 

Agora, o sistema de ensino da Editora Saraiva

O Agora, sistema de ensino da Editora Saraiva elaborado especialmente para as escolas públicas brasileiras, oferece uma linha completa de materiais a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Cada unidade do material contempla os processos do ensinar e do aprender, com o objetivo de consolidar a participação cidadã de cada aluno e de cada educador na realidade em que estão inseridos.

O Agora dispõe de diversas soluções educacionais e completa assessoria pedagógica que auxiliam no fortalecimento dos órgãos colegiados de gestão. De acordo com a legislação atual e com as indicações pedagógicas do MEC, o Agora Sistema de Ensino busca atender às especificidades da escola pública no que diz respeito a avaliação externa, formação continuada de educadores e gestores (nas versões presenciais e EaD), relação entre escola e família, currículo escolar e educação para a inclusão digital por meio do portal educacional (www.souagora.com.br).